Designação do Projeto: Beiras e Serra da Estrela Invest +
Código da Operação: CENTRO2030-FEDER-01432300
Aviso: Abertura de Concurso n.º CENTRO2030-2024-24.
Entidade Promotora:
Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela
Copromotor:
NERGA – Núcleo Empresarial da Região da Guarda – Associação Empresarial;
Data de Aprovação: 31/03/2025
Investimento elegível: 442.138,96€;
Comparticipação FEDER: 375.818,12€ (85%)
Sínteses: Este projeto visa potenciar o sucesso da internacionalização das PME das Beiras e Serra da Estrela, através de um melhor conhecimento sobre os mercados e do estímulo a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial, para a internacionalização dos produtos e serviços produzidos no território e ainda promover a captação de investimento estrangeiro para a NUT III Beiras e Serra da Estrela em fileiras estratégicas e prioritárias para este território.
Objetivos específicos do projeto:
- Dinamizar um processo colaborativo de internacionalização no território, através da sensibilização e informação das empresas, de oportunidades constrangimentos e estratégia de entrada em mercados internacionais;
- Capacitar grupos de colaboração sectoriais / fileiras económicas para a internacionalização;
- Caraterizar os novos mercados alvo e avaliar o grau de entrada dos sectores/ fileiras regionais identificadas;
- Conceber uma estratégia de comunicação e promoção regional integrada, com vista à captação de investimento;
- Realizar ações de promoção e aumento da visibilidade dos produtos e serviços da sub-região junto dos novos mercados alvo internacionais.
Período de realização da presente candidatura: 01/01/2025 a 31/12/2026